03 de Maio de 2021

agenda cone

 

AGENDA DE COMPROMISSOS DIREÇÃO 

download logo unb

 

ACESSE AQUI

27 de Abril de 2021

31 de Maio de 2019

AVE Associao do PNCV

 

Lançamento

 

dia 1º/06/2019 (sábado), das 8h às 11h, no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros- PNCV/ICMBio, Vila de São Jorge.

 

 

 AVE

20 de Junho de 2018

19 de Fevereiro de 2018

Projetos

05 de Fevereiro de 2018

31 de Janeiro de 2018

Direção

  

ANDRÉ DE ALMEIDA CUNHA

Diretor - CER

 

MARIA JÚLIA MARTINS SILVA

Vice-Diretora - CER

Conselho Deliberativo

 

ANDRÉ DE ALMEIDA CUNHA

Docente UnB - CET

 

CLÁUDIA PADOVESI

Docente UnB - IB

 

EDUARDO BENTES MONTEIRO

Docente UnB - FAC

 

ISABEL BELLONI SCHMIDT

Docente UnB - IB/ECL

 

JONAS DE LIMA SALES

Docente UnB - IDA

 

JOSÉ LUIZ DE ANDRADE FRANCO

Docente UnB - HIS

 

LUIZ CARLOS SPILLER PENA

Docente UnB - CET

 

MARCELO IRMAR SILVA SANTANA

Docente UnB - FAV

 

MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA

Docente UnB - IB/GEM

 

MARIA JÚLIA MARTINS SILVA

Docente UnB - IB/ZOO

 

MARIA LÍDIA BUENO

Docente UnB - FE

 

REGINA COELLY FERNANDES SARAIVA

Docente UnB - FUP

 

RENATO CAPARROZ

Docente UnB - IB/GEM

 

REUBER DE ALBUQUERQUE BRANDÃO

Docente UnB - FT/EFL

 

ROBERTO BRANDÃO CAVALCANTI

Docente UnB - IB/ZOO

 

TÂNIA CRISTINA DA SILVA CRUZ

Docente UnB - FUP

 

VALÉRIA REGINA BELLOTTO

Docente UnB - IQ

 

WALACE SANTOS CAVALCANTE

Técnico UnB - CER

 

DELMAR FERREIRA REZENDE

Sociedade Civil

Conselho Comunitário

 

Centro UnB Cerrado

ANDRÉ DE ALMEIDA CUNHA

Presidente

 

MARIA LIDIA BUENO FERNANDES

Membro Titular

 

RENATO CAPARROZ

Membro Titular

 

WALACE SANTOS CAVALCANTE

Membro Titular

Polo UAB

MARTA CONCEIÇÃO DA SILVA

Membro Titular

 

ZELMA FERREIRA DOS SANTOS

Membro Suplente

 

(EM RECOMPOSIÇÃO)

Com sede na cidade de Alto Paraíso de Goiás, o Centro UnB Cerrado teve sua concepção iniciada em 2005 durante as Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente, por um grupo de ambientalistas que vive no município.

 

Foto: Duda BentesPor seu tamanho, abrangência e diversidade, o Cerrado é considerado um Bioma de grande importância para o Brasil. Na região da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste do Estado de Goiás, apresenta especial endemismo e, lamentavelmente, também grande quantidade de espécies ameaçadas de extinção. Somada a esta diversidade de flora e fauna, as paisagens são encantadoras, impressionando turistas e viajantes.

A região é a mais elevada do Planalto Central Brasileiro e importante cabeceira da Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins, que alimenta a represa de Serra da Mesa. A sociodiversidade é outro aspecto marcante desta região, que reúne comunidades tradicionais quilombolas e de agricultores, uma comunidade indígena, além de agricultores familiares de diversas origens.

A região tem boa parte de seu território protegido pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), diversas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto. Por suas características naturais o PNCV, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, dado pela UNESCO e a região é parte da Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz, Fase II, definida pela mesma organização.

A despeito de todo esse reconhecimento de seu valor como patrimônio cultural e natural, graves ameaças pressionam a região: monoculturas, hidrelétricas e mineração - como parte do modelo de desenvolvimento neoliberal vigente, ambientalmente insustentável.

A destruição do Cerrado vem acompanhada pela erosão cultural e perda da identidade de suas comunidades que, mais do que qualquer um de nós, conhecem o valor do Bioma e detém conhecimentos importantes para seu uso e conservação.

Sensível a este quadro, a Universidade de Brasília implantou em Alto Paraíso de Goiás, por solicitação e apoio da comunidade local (veja o Histórico), este Centro de Extensão e Pesquisa, que tem como MISSÃO:

Promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional sustentável da Chapada dos Veadeiros, por meio da produção, divulgação e aplicação de conhecimentos científicos e do diálogo de saberes.

Entendemos que: o diálogo entre universidade e sociedade, a ecologia de saberes, a pesquisa científica e a formação de cidadãos para buscar práticas realmente sustentáveis poderão contribuir de forma efetiva para frear processo de delapidação do Bioma.

Convidamos você a conhecer o Centro UnB Cerrado. Participe, apoie, auxilie, cresça junto! Contamos com você na busca pela sustentabilidade deste maravilhoso bioma, fonte de vida para todos nós.

Clique aqui para acessar o  Planejamento Estratégico  Regimento Interno