Ao todo, o Cerrado ocupa um quarto do território brasileiro e abriga cerca de 300 mil espécies animais e 6 mil espécies de árvores. Por seu tamanho e diversidade, ele é considerado um bioma de grande importância para o Brasil. Somada a diversidade da flora e da fauna, as paisagens são encantadoras, impressionando visitantes e moradores.

A Chapada dos Veadeiros, no nordeste do estado de Goiás, está na área mais elevada do Planalto Central Brasileiro. Além de abrigar parte do Cerrado, é nessa região onde nasce a Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins, que alimenta o maior reservatório de água do Brasil, a represa de Serra da Mesa, em Minaçu (GO).

A sociodiversidade é outro aspecto marcante da Chapada dos Veadeiros, que reúne tradicionais comunidades quilombolas e agrícolas, uma comunidade indígena, além de agricultores familiares de diversas origens. Apesar da riqueza cultural e natural, a região sofre com a grande quantidade de espécies ameaçadas de extinção.

Boa parte do território é protegido pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, dado pela UNESCO, e é parte da Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz, Fase II, definida pela mesma organização. A Área de Proteção Ambiental Pouso Alto e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) também atuam na preservação da região.

O abundante patrimônio cultural e natural da Chapada dos Veadeiros não impede que graves problemas pressionem a região. Monoculturas, hidrelétricas e atividades mineradoras ameaçam a biodiversidade e são parte do modelo de desenvolvimento neoliberal vigente, que, por sua vez, é ambientalmente insustentável.

A destruição do Cerrado é acompanhada pela erosão de traços culturais e sociais da Chapada dos Veadeiros. A exploração destrutiva da natureza enfraquece a identidade das comunidades que, pelo intenso e duradouro contato com a região, conhecem o valor do bioma e detém conhecimentos importantes para o uso e a conservação da natureza local.

Sensível a essa realidade e atenta à solicitação e ao apoio da comunidade local (veja a Nossa História), a Universidade de Brasília implantou em Alto Paraíso de Goiás o Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, que tem como MISSÃO:

Promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional sustentável da Chapada dos Veadeiros, por meio da produção, divulgação e aplicação de conhecimentos científicos e do diálogo de saberes.

Para nós, o diálogo entre a universidade e a sociedade pode contribuir de forma efetiva para frear o processo de destruição do bioma. Acreditamos que a ecologia de saberes, a pesquisa científica e a formação de cidadãos empenhados em práticas sustentáveis também são indispensáveis para a preservação do Cerrado.

Convidamos você a conhecer o Centro UnB Cerrado. Contamos com você na busca pela sustentabilidade deste maravilhoso bioma, fonte de vida para todos nós.

Participe, apoie, auxilie, cresça junto!

Referências Bibliográficas

ELETROBRAS (Brasil). FURNAS Centrais Elétricas. Usina de Serra da Mesa. [S. l.], 2023. Disponível em: https://shorturl.at/alntE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (Brasil). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Biodiversidade do Cerrado. [S. l.], 2022. Disponível em: https://shorturl.at/gju48